quarta-feira, 12 de junho de 2013

O que é Bobo da Corte?

Estaremos falando sobre o Bobo da Corte por estes dias. 

Cada dia, postaremos um pouco sobre eles.


O que é Bobo da Corte?




Bobo da corte ou simplesmente bobo é o nome pelo qual era chamado o "funcionário" da monarquia encarregado de entreter o rei e rainha, e fazê-los rirem, e eram uma das únicas pessoas que podiam criticar o rei sem correr riscos de vida.
O bobo da corte existe desde a antiguidade, e estava sempre presente na corte e no teatro popular, era considerado cômico e muitas vezes desagradável, por apontar de forma grotesca os vícios e as características da sociedade. Além de fazer o rei e a rainha rir, ele também declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento e era o cerimonialista das festas. O corpo do bobo da corte caracteriza-se pela deformidade e pelo exagero, sendo o excesso uma de suas principais características.
O bobo teve origem no Império Bizantino, e no fim das Cruzadas, tornou-se figura comum nas cortes européias, porém não demorou muito para desaparecer, que ocorreu no século XVII. O bobo da corte vestia uniformes espalhafatosos, com muitas cores e chapéus bizarros com guizos amarrados, e inspirou a 13 ª carta do baralho.

Deixei destacadas algumas palavras, pois quero colocar algumas considerações:
É interessante analisar que alguém visto pela sociedade como um ser irrelevante, torpe e que não pensava, era uma das únicas pessoas com a coragem de dizer verdades à um rei (Neste momento, comparo com a rainha do filme: Alice no país das maravilhas: - Cortem-lhe as cabeças!!!!)
O Bobo da Corte tinha noção de tudo que falava, embora, para alguns aquilo soava apenas como um louco e defeituoso (o que já gerava preconceito) falando 'baboseiras'. Neste ponto é que entendo a sanidade de alguém: utilizar seus artifícios para manifestar suas críticas. O que leva a entender o porquê de alguns acharem tão desagradáveis.
Analisando a história do Bobo da Corte e criando um elo com o estudo que tenho feito sobre Hamlet de Shakespeare, chamou-me a atenção o seguinte ponto: O fazer-se de tolo. Vejo Hamlet como alguém que entende bem o que estava acontecendo. Diria que a lucidez estava presente em todos os momentos e reflexões, até mesmo no famoso 'Ser ou não ser', quando expõe suas reflexões com o crânio de um Bobo da Corte em mãos. Seria ironia de Shakespeare? 
Não... Não era! Hamlet traz um significado ao falar sobre vida e morte à um crânio de um lúcido de sua época. Assim como o Bobo da Corte, ele se fez de louco, diante de uma sociedade onde a hipocrisia era algo enraizado nas pessoas. E quem melhor para entendê-lo?

(Postado por Monica Soares)
Foto: Fonte - Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário